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sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

[Ranking] Os discos de Shakira, do pior ao melhor!

Shakira já se provou como uma estrela mundial e multifacetada, passeando na sua discografia pelo pop, rock, reggaeton, outros ritmos latinos e até jazz, logo no comecinho da carreira. Seu interesse de agregar a seus álbuns elementos diversos é o que dá mérito e personalidade a seu trabalho, o qual, quando inspirado, supera de longe o de suas páreas no mundo pop. Ainda que o mais chamativo ao grande público nela seja seus quadris, que não mentem nunca, Shaki tem bem mais a oferecer para quem presta atenção… E pensando nisso, decidi fazer uma lista explicando o que há de bom (e ruim) em seus discos, indo do pior ao melhor álbum. Não incluí “Magia” e “Peligro” nessa postagem, uma vez que o sucesso bateu à porta da colombiana com seu memorável “Pies Descalzos”, e este é considerado no próprio site da cantora seu primeiro lançamento. Mas não é com ele que o ranking começa…


07º - She Wolf


Ok, essa é uma escolha meio óbvia para pior disco de Shakira. She Wolf é difícil de entender: com sede de invadir de vez o mercado norte-americano, a cantora lançou um álbum meio bitchpop, meio farofeiro, meio classy (mais pra sassy) e meio rocker também… Ou seja, qualquer coisa. O problema não está nem em ser alguma ou todas essas coisas, mas de tentar abarcar tudo e acabar não sendo nada. As músicas não se conectam muito bem, e para piorar, quando o disco não ia bem nos charts ela se dispôs a lançar uma parceria com Timbaland e Lil’ Wayne, a esquecível "Give It Up To Me”. Para não dizer que o disco é um completo charco, existem canções interessantes do meio para o fim: “Men In This Town”, enérgica e dream single de todo fã, “Spy”, bem mais sensual que a faixa-título, e “Gitana”, remetendo com sua gaita à velha e boa Shakira dos primeiros álbuns. No geral, entretanto, o uivo da loba passa quase despercebido em sua discografia.


06º - Oral Fixation Vol. II


Lançado como contraponto ao “Fijación Oral Vol. I”, Oral Fixation Vol. II procura se opor ao romantismo e entrega do primeiro com faixas raivosas e dotadas até de teor político. Já em sua primeira canção vemos a cantora questionando Deus sobre as incongruências do mundo (How Do You Do), para depois reforçar seu desprezo pelo comportamento interesseiro e carniceiro da sociedade (Animal City). No meio do caminho, revemos a decepção amorosa - grande amiga da compositora Shakira - na rancorosa “Don’t Bother” e na melancólica “Dreams for Plans”, e ainda sobra espaço para escancarar suas fragilidades em “Costume Makes The Clown” - “Told you I felt lucky with my humble breasts… Well, I don’t”. O disco finaliza com uma canção super autotunada, mas de letra interessante: “Timor” trata das desigualdades planetárias (“the planet’s split in three”), apontando o dedo para a alienação e desinteresse que muitos demonstram pelo seu próximo. Alguns dos meus versos prediletos do disco estão nessa faixa, a saber: “If we forget about them, don't worry / If they forget about us, then hurry! / How about the people who don't matter anymore?”. Mesmo que suas melodias não sejam tão pungentes, Oral Fixation é redondinho e apresenta lados de Shaki que muitos esquecem por aí. Para ele, o 6º lugar.

ps: mesmo que esse disco seja o de Hips Don’t Lie, maior sucesso da artista, esta música foi incluída meses depois do lançamento original. Ela é ótima, mas destoa do resto do álbum; por isso, ficou de fora do texto.


05º - Laundry Service


“Le do, lo de, lo de” - Ainda que sejam seus versos mais conhecidos (hahahaha), Laundry Service tem mais a oferecer que “Whenever, Wherever”. O disco é irregular, devo admitir, mas possui canções realmente especiais, e com isso passa à frente do Oral Fixation nessa lista. A primeira delas é “Ready for the Good Times”, na qual Shaki prova que sua capacidade com trava-línguas se manteve firme e forte em inglês, e ainda, cativa quase que instantaneamente com seu som pegajoso e contagiante . No mesmo pique chega “Te Dejo Madrid”, mistura de rock e latinidade que sempre há de aparecer em qualquer álbum da cantora, e por fim “Que Me Quedes Tú”, uma das melhores baladas de toda sua carreira. Cantando que poderiam destruir os prazeres do mundo, contaminar toda água do planeta, fazer os filantropos e sábios renunciarem e por fim escrever de todas a última canção, Shakira reitera que nada disso importaria se ele, sim, ele ficasse com ela. “Que se me quedas tu, me queda la vida”. Com outras boas canções, como “Underneath Your Clothes” e “Poem to a Horse”, “Servicio de Lavanderia” apresentou a artista ao mundo com vontade, e mesmo sendo um pouco imaturo, o tempo mostrou que ele não dava conta do que viria por aí.


04º - Sale El Sol


Depois da conturbada era “She Wolf”, Shakira decidiu voltar a seus primórdios, e para isso produziu um disco que sumariza muito do que ela já havia criado, até ali. Sale El Sol é diverso, iluminado, e principia com a faixa-título, uma balada cheia de esperança anunciando que quando menos se espera, sai o sol. A partir dela, o disco passeia por três frentes musicais: faixas dançantes e de influência fortemente latina, como a esperta “Loca” e o reggaeton “Gordita” (em parceria com Calle 13); baladas românticas, retratando pela primeira vez a resignação pelo amor perdido (Lo Que Más) e a vontade de ser mãe (Mariposas); e finalmente, as faixas rock, a exemplo de “Tu Boca” e “Devoción”. Essa última, inclusive, causou furor entre os fãs por soar perfeitamente cabível em “Donde Están Los Ladrones”, segundo e aclamado disco da cantora. Há de se questionar: com todas essas nuanças, por que este álbum não caiu na mesma vala do She Wolf? Pelo simples fato de que ele soa autêntico em praticamente todas as músicas, e a paixão perdida no disco anterior havia voltado, com força total. À época de seu lançamento, Shakira admitiu que Sale El Sol representa um momento de renascimento íntimo para ela. Sem dúvida, essa energia renovada é o que o disco transmite.

ps: não sei bem de onde saiu a ideia de fazer um cover do The XX, mas a versão para “Islands” presente neste álbum é suave e “ensolarada”. Vale a pena escutar!


03º - Pies Descalzos


Ouvir o Pies Descalzos para quem é fã desde os anos 90 é como voltar para sua infância/adolescência, e se pegar intrigado com a forma como aquela moça da voz estranha cantava rápido. E disso para comprar o disco e passar horas repetindo o refrão até decorar cada palavra foi rápido, rápido. Mesmo com todo esse valor emocional, este disco se destaca por sua “boa imaturidade”, na forma de um frescor que empolga nas melodias, e encanta nas letras. Para além do hino “Estoy Aqui”, Pies Descalzos já demonstrava o quanto Shakira é uma pessoa apaixonada, seja por um homem, seja por sua arte. Tudo é sentido aos extremos, como uma adolescente querendo segurar o mundo só com suas mãos. E assim ela fala sobre o amor, com doçura (Antologia, Quiero), fanfarra (Te Espero Sentada) e desesperança (Pienso En Ti). Ainda trata de polêmicas nas canções “Se Quiere, Se Mata” - uma crítica ao aborto - e “Pies Descalzos, Sueños Blancos”, que mesmo discorrendo quase que aleatoriamente sobre Adão e Eva, dinossauros, e espaço-tempo, termina com um discurso relevante sobre os modelos que seguimos para ter uma vida “saudável e exemplar”. Por fim, a mistura de ritmos diversos em sua música já dá sinais neste álbum, com forte influência do reggae na divertida “Un Poco de Amor”.
O primeiro disco de Shakira tem sabor de saudosismo… E essa é só uma das razões para ele ter ficado em 3º lugar.


02º - Fijación Oral Vol. I


Fijación Oral Vol. I já chama atenção por sua capa. Shakira representa a Madona numa versão andina, e encara o ouvinte com olhos escuros, serenos, e extremamente envolventes. E “envolvente” é a palavra que define sua primeira faixa: “En Tus Pupilas” narra a paixão na forma mais suave, e se ampara na influência da música francesa para criar uma atmosfera marítima, ondulada, enternecendo na primeira audição. É seguida pela impiedosa “La Pared”, uma declaração de amor rasgada e que remete sonoramente a The Eurhythmics, para enfim desabrochar na sensualíssima “La Tortura”, música de sabor latino que se conclui num violão ritmado, quase uma percurssão.
O disco continua com “Obtener Un Sí”, faixa de bossa nova detalhista e delicada, abrindo espaço para duas composições de Gustavo Cerati, a dulcíssima “Dia Especial”, e “No”, uma balada coescrita por Shakira que mostra como as desilusões são fortes propulsoras de sua veia criativa. Vindo do refrão, “No se puede morir con tanto veneno / No se puede dedicar el alma a acumular intentos / Pesa más la rabia que el cemento”, a canção evolui para um final dramático, capturado com maestria por sua apresentação ao vivo. As pérolas do disco concluem-se com o pop certeiro de “Las de La Intuición” e a simplicidade cativante de “Dia de Enero”, uma das mais bonitas declarações de amor da cantora a seu então namorado.
De tão apaixonado, Fijación Oral Vol. I torna-se apaixonante. De quebra, é versátil, coerente, sem excessos nem ausências, e por isso vale cada nova audição.


01º Donde Están Los Ladrones


Assim como o último lugar dessa lista, a escolha do primeiro também foi óbvia! Donde Están Los Ladrones é o melhor disco de Shakira porque mesmo passados 15 anos, continua distintivo e extremamente rico em seu universo. Explora temas próprios da tapeçaria artística da cantora, mas com versos extremamente inspirados e, em alguns casos, sob uma ótica peculiar. O maior exemplo disso é a canção “Octavo Dia”, na qual a cantora narra a história de um Deus que após os 7 dias da gênese, foi passear pelo espaço, e quando voltou à Terra deparou-se com todo o caos, virando mais um desempregado “de la tasa que anualmente está creciendo sin parar”.
Musicalmente, as influências são íntimas ao coração de Shakira: “Ciega Sordomuda” usa-se dos mariachis para reforçar o dramalhão mexicano da canção, enquanto o grande sucesso “Ojos Así” pega carona na influência árabe que a cantora tem por descendência familiar. As outras canções passeiam pelo pop/rock latino, a exemplo de “Si Te Vas” e a faixa-título, havendo espaço ainda para toda a verve passional que permeia sua obra, em canções como “Inevitable” e “Tu”. Por fim, destaco a que, para mim, é a melhor canção de Shakira: “Sombra de Ti”. Com guitarras que se desmancham e um vocal honesto, a emoção é sentida em cada palavra entoada… E assim, esses versos são entregues: “Debes saber que hay pedazos de tu boca sin querer / Regados por aquí / Y que tropiezo cada día sin pensar, con un viejo recuerdo más / Y alguna nueva historia gris.”
Forjado em pura intensidade, Donde Están Los Ladrones é um bom começo para quem está conhecendo Shakira, e uma visita recorrente para qualquer fã. Indispensável!


Espero que tenham apreciado! E se quiserem deixar alguma opinião, será bem vinda!

17 comentários:

  1. Adorei tua critica ,apesar de amar She wolf e ele ter ficado em ultimo kk Mas para mim o melhor álbum da shak é Sale el sol . Quando ela estrear o álbum novo faça uma cronica irei amar . Parabéns .

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    1. Obrigado pelo comentário, Yngrid! <3 Sobre o She Wolf, vinha comentando com um amigo que ele tem momentos bons mesmo, mas no geral acaba não me convencendo, como os outros. Isso foi tudo comparativo hehehe

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  2. sempre achei que quem gostasse de Shakira anos 90, não gostasse da fase rebolation que ela assumiu (pra sempre). Até que comecei a conhecer pessoas (muitas pessoas) fãs da fase loira/rebolation/Britney. Uma loucura, pois para mim ela se tornou uma outra artista, não que seja ruim, ela continua talentosa e eficiente, mas sem dúvidas é outra artista, tanto que a cada migalha que ela dá de alguma música parecida com suas performances dos anos 90 é uma festa para os fãs. Eu particularmente amo "Pies Descalzos", acho um ótimo disco, foi um sucesso estrondoso no Brasil e realmente é perfeito, clássico! "Donde están los ladrones" não chegou nem aos pés do "Pies" em termos de popularidade no Brasil, mas sem dúvidas é ótimo e seus singles tbm fizeram um relativo sucesso. Amo "No Creo" e "Inevitable". Já os discos que se seguem, onde ela obviamente se vende ao mercado internacional, não me interessaram mais, Shakira procurou um caminho já percorrido por outras cantoras rebolativas e perdeu sua essência, mesmo que ela tenha levado certa autonomia para esse mundo rebolativo, ainda soa mais do mesmo, soa "chart".

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    1. Maumau, obrigado pelo comentário, fico grato ^^ Eu particularmente abraço todas as facetas de Shakira, mesmo as mais rebolativas e comerciais... Só não me agrado quando a sinto desonesta fazendo isso, como foi na canção Give It Up To Me. "La Tortura" mesmo tem um instrumental muito bom, por exemplo ;)

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  3. Parabens pela sua crítica,embora você sendo fã soube separar bem as análises.95% das músicas que vc disse ser boas,eu também acho as minhas preferidas,pra mim mesmo a diferença é que o Fixation Oral Vol. 1 é pra mim particularmente o melhor cd uma obra prima mesmo.Valeu pela crítica mano,se puder faça de mais artistas rsrs. E faz também uma do album Shakira e por aqui.Abraço e parabéns

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    1. Obrigado pela leitura e pela sugestão de escrever sobre o novo álbum ;)

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  4. Muuuuito bom,adorei os textos,nota-se o conhecimento em relação as obras musicais da Shaki,parabéns!

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  5. Muito bom Hernando! Gostei cara, vi que você buscou conhecer bastante sobre o trabalho de Shakira (talvez seja fã, não sei). Sou apaixonado por Fijación Oral e Oral Fixation e sua respectiva turnê.
    Bom, desculpa minha ignorância mas o que/quem é The Eurhythmics que você a associa à música "La Pared"?
    Também não entendi a associação que fez entre a música "Devoción" ao disco "Dónde Están Los Ladrones"
    Confesso que não gosto do àlbum de 2014, já ouvi de todo jeito, mas não aprendi gostar rsrsrs.. mas tudo bem rs.. me esclarece essas dúvidas aí ;-) valeu!!

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    1. Oi, Andre, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado do texto e de fato, sou super fa de Shakira desde quando o Pies Descalzos comecou a fazer sucesso no Brasil (96? Eu era uma crianca kkk). Sobre suas perguntas, aqui vai: a estrutura e os sintetizadores de La Pared lembram em alguns momentos a musica Sweet Dreams (Are Made Of This), e na epoca que o Fijacion Oral saiu muitos fizeram essa comparacao. Sobre Devocion, a associacao que fiz dessa musica ao donde estan los ladrones esta no teor mais rock dela, e no trava-linguas de alguns trechos que Shaki adorava usar no comeco da carreira hehehe

      ps: eu tambem nao sou fa do Shakira. Ela nao compos boa parte das musicas, e a falta de um direcionamento artistico fica evidente ate no ensaio do disco,ja que eh so ela sendo bonita e ponto. Pra nao dizer que nao falei das flores, algumas musicas nele sao otimas, como Loca Por Ti, 23 e The One Thing.
      ps2: perdao pela falta de acentuacao, teclado desconfigurado.

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    2. Realmente, rs.. parece mesmo com Sweet Dreams (Are Made Of This)
      Eu também era criança na década de 90, incluindo o ano do lançamento de Pies Descalzos, mas segundo site dela é de 95 o lançamento.
      sim ela adora trava-línguas rs .. acho que já virou uma das marcas dela. ^_^
      Do disco de 2014 eu também gosto da música 23 (acho que a única que gosto rs).

      Abraço! ^_^

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    3. Mas da música "La Pared" eu gosto mesmo é da versão Acústica.
      E amo "Dia de Enero" e "Las de La Intuición".

      ^_^

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  6. rs .. nossa adorei a descrição de "En Tus Pupilas"

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  7. Magnífica descrição! Mesma análise que tenho! Sombra de ti é uma canção tão sincera e agradável! Sem dúvida a melhor!

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  8. 1º) Shakira (2014)
    2º) She Wolf
    3º) Fijación Oral
    4º) Dónde Están Los Ladrones?
    5º) Sale El Sol
    6º) Pies Descalzos
    7º) Laundry Service

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  9. 1º) Shakira (2014)
    2º) She Wolf
    3º) Fijación Oral
    4º) Dónde Están Los Ladrones?
    5º) Sale El Sol
    6º) Pies Descalzos
    7º) Laundry Service

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  10. Boa a sua analise, porém meu disco preferido é Pies Descalzos, e não concordo com o que você disse sobre ele, aliás o considero como um álbum espontâneo, original e com letras intelectuais em arranjo simples .

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