quinta-feira, 2 de junho de 2011

"Planos e Paralelas"

Um dos meus versos prediletos de Tori Amos é "You Better Bring Your Own Sun". Traduzindo, porque quem acompanha o ToriBr sabe que eu adoro fazer isso, "É melhor trazer o seu próprio Sol", um verso simples e, ao mesmo tempo, extraordinário.

E por que decidi citar Tori antes de lhes apresentar o próximo texto? Não sei exatamente. Talvez trazer seu próprio sol seja só uma forma de firmar sua identidade. E nós, pessoas, sempre esperamos das outras a mais transparente verdade. Que ela seja nosso sol. E que eu traga meu sol.


Planos e paralelas

Quis tentar ao máximo
Compreender minha própria dor
Chamei-a de ódio,
De fúria, remorso, até
Amor
E assim fui angariando
Pedras que não têm valor...
Nem o suor que por causa delas
Gotejava,
Nada me tornara indolor

Então fui me achatando,
Raspando as arestas,
Tirando da testa
As marcas que eram de lá
Fui mergulhando no raso,
Satisfeito por poucos
Reparos,
Sofrendo uns poucos lapsos,
Aqui e acolá
Fui me tornando pedra,
Daquelas mais amarelas,
Inerte a suas vontades,
Inerte,
Em meu lugar
Assim deixando uma vida,
Como uma imagem partida,
Fala absenta de gíria
Numa foto envelhecida...

Algo tenho de fazer,
Para não me arredondar
Essa vida mediana
Está a me atropelar
Dei o carro da minha vida
Para outro o levar
Foi-se a hora de expulsá-lo,
E assim eu controlar
Tudo que não se controla...
Mas pelo menos tentar

Vou aguçar as arestas,
Meio quadrado ficar
E devolver à minha testa
O que o tempo quis
Me entregar
Não adianta ser frágil,
Quando eu quero alcançar
Atravessar a ponte,
Destruir o meu lar

Pois ele não é doce,
Não tente me enganar
Ele nem é agridoce,
Não vai me consolar
“Esqueça dessas coisas,
É hora de mudar”
Mudar eu sempre mudei...
Hora é de melhorar

Dar chance à minha vida
Construir o meu lar
Ser alguém a mim mesmo,
E depois do primeiro beijo,
Construir o nosso lar

Onde houver,
Haverá
(A beleza de existir)
Haverá



"Just enough for everyone"

2 comentários:

  1. todos querem a verdade, clara como água.
    mas você sabe como é difícil.
    é, pois é.

    ResponderExcluir
  2. É, amigo, difícil é, mas não impossível :*

    ResponderExcluir